1.2.08

Aldebaran

Nome: Aldebaran
Data de Formação: 1991
Local de Origem: Oeiras (ler em sussuros)
Estilo: Rock

O amigo Rui Lino enviou-nos uma breve biografia da banda, que está em sussurro.
Muito obrigado a ele!

4 comentários:

Edward Soja disse...

Citando Rui

"Olá!!

Por acidente encontrei este blog e para minha surpresa, falava sobre uma banda que apesar da sua curta passagem pela cena musical nacional, deixou saudades a muito boa gente.

Os Aldebaran surgiram no início de 1991, mas a banda só estabilizou a sua formação e definiu estilo e objectivos em Maio de 1992, com a entrada do baterista Rui Lino. Antes disso, apenas um par de concertos em escolas e pouco mais. Formados por Bruno Alves (baixo e voz), Cajó (guitarra solo) e João (guitarra ritmo), com a chegada do novo baterista, a banda encontrou estabilidade e a partir desse momento, desatou a dar concertos, o primeiro cerca de um mês depois da banda finalmente começar a trabalhar e a dar azo à sua criativivdade. Dois ou três meses depois, entravam em estúdio para gravar a sua primeira demo, "Voz de Aldebaran" com a qual abriram as portas para a participação em dezenas de concertos e concursos de música.
Contando com algumas presenças em alguns programas de TV e rádio, a banda sempre demonstrou toda a sua energia contagiante em palco, quer fosse em pequenos palcos de festas locais, quer em clubes como o saudoso Johnny Guitar, onde se sentiam como peixe na água, não fosse a banda muitas vezes etiquetada como os novos "Xutos", ou eventos maiores como a Festa do Avante. Em 1994, entraram de novo em estúdio para gravar uma segunda demo que, embora com uma qualidade técnica e de produção superiores à primeira, não conseguiu, contudo, cativar as editoras. Uma terceira demo surgiu alguns meses depois, perto do final da banda, em Maio de 1995, após a saída de Bruno Alves e Rui Lino, para se dedicarem separadamente a novos projectos.


Espero que esta info seja útil para o blog!

Cumprimentos,
R.

Edward Soja disse...

Foi perguntado ao amigo Rui qual, ao certo, o concelho de origem dos Aldebaran. Eis o que ele nos respondeu:

"Olá!

Bom, dois dos elementos da banda eram da zona de Algés/Dafundo e outros dois eram de Lisboa. A banda ensaiava na zona de Algés, pelo menos nos primeiros meses com esta formação. Mais tarde, a banda passou a ensaiar em Pedrouços, por coincidëncia na mesma sala por onde tinham passado e ensaiado os Xutos & Pontapés, muitos anos antes.
O que pode determinar a origem desta banda é tao somente o facto de os Aldebaran terem sido seleccionados para representar o concelho de Oeiras num concurso de MMP entre concelhos (Cascais, Sintra, Amadora e Oeiras), após uma actuaçao imaculada numa das provas de selecçao realizada em Tercena, algures durante 1993.

Espero que esta informaçao possa servir de ajuda!

Cumprimentos,

R.
"

Até opinião fundamentada em contrário, os Aldebaran "vão para" o concelho de Oeiras.

Obrigado, uma vez mais, ao Rui!
:)

Cajó disse...

Fui guitarra solo da banda. Confirmo as infos do Rui. Uma precisão : ensaiamos com os Xutos ainda uns anos.

Paulo Alexandre da Costa Silva disse...

Eu conheci-os a todos!

Tenho imensas saudades deles todos (o Bruno, O Cajó, o Rui e o João). Para qualquer um deles que esteja a ler este blog, o meu grande abraço! Fui a vários concertos deles, que saudades (e que som!...).

Ah, resta identificar-me: Sou o Paulo Silva, o gajo "da carrinha que avariou" a levá-los a caminho de um concerto, qualquer um deles se deve lembrar dessa história... :)

Já agora aproveito, gostaria de os rever a todos (o Bruno vi-o de relance há uns meses, num autocarro da Carris) e recordarmos bons velhos tempos.

Um grande abraço para todos eles e também para todos vós!...

( pilva3@mail.pt )