27.8.08

Cometas Negros



A última imagem é a da última formação.

Nome: Cometas Negros
Data de Formação: 1962
Local de Origem (Concelho): Castelo Branco
Estilo: Pop-rock / Ié-ié

Um grande abraço para o Manuel de Oliveira Barata que há bastante tempo nos enviou a 1ª e a 3ª imagens e que hoje publicamos. Estávamos em dívida.

Um grande agradecimento ao Manuel Prata Baptista, que nos forneceu (e confirmou) os dados que faltavam.
Além disso, enviou-nos uma canção do grupo (regravada mais recentemente). Pedimos desculpa por soar mais lenta, mas a caixinha de música não se dá bem com ficheiros originariamente em formato wma...

Novo agradecimento, desta vez a Tiago Prata Baptista, filho de Manuel Prata, que nos enviou as restantes três imagens dos Cometas Negros.

7 comentários:

Anónimo disse...

João Sobreiro, de boa memória, era além de um baterista exímio um rapaz com muita piada, um cómico natural, o que lhe grangeou grande popularidade. Numa época em que os esgares de Ringo Starr faziam parte da projecção inigualável dos Beatles, as "caretas" do Sobreiro à bateria passavam bem na imagem colectiva de êxito dos "Cometas Negros". Lembro-me de um episódio quando actuávamos num dos Carnavais da Serra. Havia uma competição de "tobogan" e o amigo Sobreiro, que nunca se tinha experimentado nesse desporto, decidiu concorrer. A prova era à tarde e ele pretendia praticar de manhã. Só que os "tobogans" tinham sido todos alugados. O João Sobreiro não se deixou ficar por aí e, perante uma grande assistência e fazendo um grande aparato pregou duas tábuas laterais num caixote de madeira, improvisando o seu "tobogan". Lá se fez à neve, por meio de cambalhotas, provocando o riso geral. Parecia o famoso Eddie "the Eagle" nas competições de ski dos jogos olímpicos nos anos 80 quando saltou pela primeira vez na vida com um capacete antiquado de motociclista. O certo é que o João Sobreiro competiu na prova à tarde tendo sido vencedor.
Nessa noite, quando actuávamos de novo,com o à-vontade de uma banda de sucesso, o João tornara-se ainda mais popular depois daquele "feito". Ele era assim,tudo para gozar, mas natural, bom rapaz,cheio de amigos e de fãs.
De Bruxelas, Blé, antigo vocalista dos Cometas Nedgros

Edward Soja disse...

Amigo Blé,
muito obrigado pela história que contaste.

Como eram esses tempos em que a banda andava por aí a fazer concertos? Quais as condições? Havia outras bandas antes?

Abraço.

Anónimo disse...

Naquela época, não havia muitas bandas de música Pop em Portugal. As melhores eram o "Conjunto Mistério", de Lisboa, anterior a nós,que tocavam com máscaras e imitavam perfeitamente os Shadows, e o "Quinteto Académico", de Coimbra, que incluía músicos estrangeiros e que contracenou com os Cometas Negros num dos Carnavais da Serra em que actuámos. Numa altura em que a comercialização dos discos era lenta e um hit saído em Inglaterra ou nos EUA levava 5-6 meses a chegar a Portugal, o trunfo dos Cometas Negros era que escutávamos as Rádios Piratas, nomeadamente a "Radio Caroline" para as quais havia boa recepção na Beira Baixa, gravávamos e a seguir reproduzíamos. Foi assim que apresentámos música que as pessoas nunca tinham ouvido antes. Ganhávamos bem, o dinheiro era fácil para gastar, mas também investíamos a maior parte na compra de instrumentos e de equipamento que na altura eram bem caros. As condições nem sempre eram as melhores porque quem nos contratava nem sempre nos punha à disposição o apoio de estrutura e de organização que hoje em dia é corrente. Mas como tínhamos um público jovem como nós que era entusiasta, isso acabava por compensar tudo.
Nas minhas muitas mudanças de casa pelos países em que vivi, perdi uma caixa de cartão que continha toda a memorabilia que possuía dos Cometas Negros. Só me restam uma imagem do início publicada na Reconquista e um envelope timbrado dos Cometas que tentarei enviar.
Quando penso naquela época, é como tudo se tivesse passado numa outra vida.
Blé
Antigo vocalista dos Cometas Negros.

Anónimo disse...

G0stei imenso de ler o que o Ble escreveu sobre o Joao Sobreiro que era realmente uma figura carismatica dos Cometas Negros infelizmente ja falecido.Ao Ble mando lhe um grande abraco pois ja nao o vejo a 40 anos.Espero dar lho em Novembro aquando da homenagem de Castelo Branco a nos Cometas Negros. Ne Prata ex guitarrista dos Cometas Negros

Edward Soja disse...

Muito obrigado a ambos. Sinto-me honrado por propiciar o encontro de velhos amigos neste modesto espaço.

Abraço,

Unknown disse...

Foi um "soco no estômago" saber do falecimento do João Sobreiro. Teria 12/13 anos quando o conheci na Escola Industrial de Castelo Branco. Acompanhei o sucesso do conjunto, dancei algumas vezes ao som das suas músicas. Voltei a encontrar o Sobreiro em 1977 na Potágem numa passágem d'ano no Restaurante Sever. Não voltei a vê-lo e agora que me lembrei dos "velhinhos" Cometas, soube que tinha já falecido. "Onde quer que estejas", amigo João, anima o pessoal aí em cima, como o sabias fazer tão bem aqui em baixo. Qualquer dia voltaremos a encontrarmo-nos!

Edward Soja disse...

As boas memórias ficam connosco.

Obrigado a todos os amantes e praticantes da música que nos torna melhores seres humanos.